Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Muito mais que Pão e Vinho - Parte II

DIVISÕES NA IGREJA E OS PROMOTORES DA PAZ


         Mas vemos que algo estava acontecendo. Quando a igreja se reunia havia divisões, e Paulo afirma que até era importante que isso acontecesse para os que já tinham a aprovação de Deus se manifestassem no meio daquela igreja (v. 18-19). Podemos perceber uma grande preocupação de Deus com este aspecto, pois Paulo escreve mais de uma vez sobre isto. Em I Cor. 6:1-11, vemos Paulo falando sobre irmãos que tem tantos problemas uns com os outros que chegam a levar os casos aos tribunais para que um juiz do mundo julgue, ao invés de levar para a igreja, para que irmãos maduros possam ajudá-los a entender que estão trazendo mal a eles mesmos e ao Corpo de Cristo. Pecam quando acham que seus desejos egoístas são superiores a paz que Cristo traz e deseja que os seus compartilhem. Os desejos de ambos são egoístas porque um não reconhece seu erro e pede perdão e o outro também não reconhece o seu erro e libera perdão e com isso acaba também tendo que pedir perdão. São egoístas porque olham apenas para si mesmos, para suas dores, suas vontades, sua alto-imagem que deve ser preservada. Por outro lado, os irmãos maduros que devem ajudar estes amados com dificuldades são aqueles mesmos que tem a aprovação de Deus e precisam se manifestar (v. 19). Em Romanos 8:19 vemos que “a ardente expectativa da criação aguarda a manifestação (revelação) dos filhos de Deus”. Deus permite que coisas deste tipo aconteçam no meio da igreja para que aqueles que já foram aprovados se manifestem e ajam. Estes amados precisam aproveitar estas situações para sair das suas tocas, dos seus medos, inseguranças, sua timidez, e se manifestar. Caso contrário, também estarão pecando, porque “aquele, pois, que sabe o bem que deve fazer e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:17). Estes amados precisam chamar a responsabilidade para si, se fazerem presentes e ajudarem os outros a crescer. Estes amados que se colocam na brecha, que atendem a este chamado são chamados de filhos de Deus, de fato e de direito (Mt. 5:9). Também vale a pena lembrar que, em Eclesiastes 3:1-8, Deus nos adverte que a tempo para todas as coisas debaixo do céu. E o tempo de estar calado vendo a banda passar e o Corpo adoecer já passou. Agora é o tempo de falar as Palavras que Deus tem trazido aos nossos corações. Palavras que nos confrontam a não ficarmos no marasmo e nos manifestarmos.

sábado, 24 de julho de 2010

Muito mais que Pão e Vinho - Parte I

INTRODUÇÃO

          Paulo, escrevendo aos coríntios, se viu na necessidade de passar diversas orientações sobre diversos assuntos, tais como: litígios entre irmãos, casamentos, imoralidade, direitos dos apóstolos, etc. Mas há um dentre estes que chamou muito minha atenção: a ceia.
          Há irmãos que tratam a ceia como um rito, um dogma, com formato, jeito e com uma pessoa especialmente preparada para a sua ministração. Para estes a ceia “começa” com a leitura do texto de I cor. 11 a partir do versículo 23: “pois eu recebi do Senhor o que também vos ensinei...”. Se não começar assim ele até desconfia, pois está diferente do ritual. O fato de o povo de Deus ser “destruído por falta de conhecimento” (Os. 4: 6) foi um dos fatos que me motivaram a estar ministrando sobre este assunto. O outro fato foi a minha experiência pessoal neste assunto, pois por muito tempo tomei a ceia indignamente.
           No texto de I Coríntios 11:17-24 temos a descrição de Paulo sobre o assunto. Já no início, Paulo começa falando que não os louvava pelo assunto que iria tratar a partir dali, pois os mesmos não se reuniam para melhor e sim para pior (v. 17).  Esta afirmação reflete um grande problema da igreja local naquela época, e que com certeza, infelizmente, acompanha alguns amados nos dias de hoje. A intenção de estarmos reunidos é para que o Corpo de Cristo como um todo cresça através de uma boa alimentação adquirida na apresentação da palavra apostólica, do louvor conjunto, testemunhos, etc. Enfim, tudo o que pode acontecer em um culto de celebração, reunião de célula, etc. Na verdade este é um momento em que o Corpo de Cristo tem para estar em comunhão uns com os outros e todos juntos com o Pai.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Festa Jesuína


A Festa Jesuína da Comunidade Evangélica Cristã de Padre Miguel foi um grande sucesso para a glória de Deus! Contamos com a presença de muitos convidados e dos Ap. Ari caetano e Denise, de  pastores e  também de membros do Ministério de Louvor da CEC de Vila da Penha. Parabéns a você que fez parte disso!

Você poderá ver mais fotos em breve, acessando: www.comunidadeevangelicacrista.com.br