Páginas

sábado, 25 de junho de 2011

FESTA JESUINA 2011

A Comunidade Evangélica Cristã de Padre Miguel informa:
Vem aí a FESTA JESUINA 2011! Se a de 2010 foi boa, imagine como será a de 2011.Várias atrações estão sendo programadas. Não fique de fora desta!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

A REALIDADE NO DESGASTE DO RELACIONAMENTO II

FATORES QUE TIRAM O BRILHO DA ALIANÇA

     São três os maiores gigantes contra os quais a família deve lutar:
1-Humanismo, que é o desejo do individuo se colocar sempre em primeiro lugar. É aquela afirmação “eu tenho que fazer o que é melhor para mim”;
2-Materialismo, que é claramente visto pela ganância por mais dinheiro e poder. Em nossos dias se trabalha mais do que o razoável, porém, por que há infidelidade a Deus e desgaste do relacionamento conjugal, torna-se vão o esforço que é feito; e
3- Hedonismo, que é a filosofia do prazer amoroso mais que do amor a Deus.  Nós vivemos em uma época de busca de pura satisfação imediata.   
     A nossa resposta como famílias e casais a esta cultura que diz: primeiro eu, primeiro o dinheiro, primeiro o sexo, é praticar o que ensina a Palavra de Deus: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Romanos 12.2
     Além dessa postura firme de andar na contra mão da cultura vigente, assumindo que o nosso maior compromisso é com o Senhor Jesus, a outra solução há de ser considerar as palavras do nosso Senhor Jesus. Ele nos ensina: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha". Mateus 7.24,25 A chave é ter a fundação certa.  A fundação certa é praticar o que a Palavra de Deus sinaliza para nós. O segredo é construir uma fundação firme para seu casamento. Para praticar o que ensina a Palavra de Deus é preciso investir mais tempo na sua leitura, no seu estudo e na meditação dela. Talvez seja oportuno refletir e agir a ponto de diminuir o tempo gasto com a televisão, com os filmes, com a Internet e aumentar o tempo aos pés do Senhor com oração e leitura da sua Palavra.
     Deus deseja abençoar as famílias e os casamentos, Deus deseja que através de nossas famílias as outras famílias sejam abençoadas. A promessa de Deus a Abraão lá no passado serve para nós hoje: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra”. 

quarta-feira, 22 de junho de 2011

A REALIDADE NO DESGASTE DO RELACIONAMENTO

   A vida em família e a vida conjugal têm cada vez mais enfrentado realidades desafiadoras. Há um bombardeio de informações, que tem agido no processo de formação de padrões de comportamento afetando a vida em família e a continuidade da vida conjugal.
     Pesquisas nos EUA mostram que de 96% de todos os americanos que se casaram, 38% desses se divorciam, enquanto 79% desses casaram de novo e 44% desses se divorciaram novamente.  Os EUA têm a taxa de divórcio mais alta no mundo.  A realidade brasileira não é muito diferente: Um em cada quatro casamentos acaba em divórcio. O número de casamentos tem diminuído nas ultimas décadas enquanto as uniões sem formalidade têm aumentado significativamente.
     Convém ressaltar que a instituição casamento continua sendo saudável, segura e abençoadora. Estudos científicos têm enaltecido o casamento e mostrado que ele é bom para a saúde física, mental e sexual. Pessoas casadas têm menos incidência de câncer e de problemas cardíacos. Ser casado é um dos fatores que mais podem influenciar a felicidade pessoal. A alegria de viver e a saúde mental são diretamente reforçadas pelo casamento. Pesquisas realizadas nos EUA “mostram que casais que convivem e superam as adversidades do matrimônio são mais felizes do que os que optam pela separação” – (Revista veja, 29 de janeiro de 2003, página 32) Vale a pena investir no casamento, ainda que saibamos ser uma sociedade difícil e que requer cuidados contínuos.
     Dentre alguns dos desafios atuais a serem enfrentados pela família e pelo casal, temos a realidade da cultura em que vivemos. É quase que unânime afirmar que a nossa sociedade trabalha contra a família.  As pressões que sofre o casamento e a família hoje são muito mais severas que as que nossos pais sofreram.  Em nossos dias é mais difícil para um casal permanecer casado.  No fim do século passado houve quem fazendo previsões para o futuro chegou a afirmar que a família desapareceria. Graças a Deus elas não se cumpriram, mas as famílias vêm sofrendo mudanças em sua configuração.
     Sofremos com a realidade do materialismo que resulta no consumismo, fazendo uma pressão para que se tenha cada vez mais, se compre cada vez mais gerando um grande estresse para o sustento familiar e sobrecarregando a família em busca de sustento.
     A busca pelo prazer tem levado as pessoas a se comportarem com egoísmo e deslealdade, fazendo com que haja na família um ambiente de confusão e provocando um número crescente de separação e divórcio.
     Nós não deveríamos estar surpreendidos que este tipo de coisas esteja acontecendo. A Bíblia diz que quanto mais próximo fosse o tempo da volta de Jesus, mais nós veríamos coisas assim. Em 2 Timóteo 3:1-4 lemos que nos últimos dias seria muito difícil a vida de um Cristão.  As pessoas ficariam totalmente egocêntricas, avarentas por dinheiro, orgulhosas e abusivas.  Elas se comportam com ingratidão, sem afetos normais, sem autocontrole, e com uma busca de prazer intenso ao invés de buscar a Deus.

domingo, 12 de junho de 2011

Conhecendo um pouco mais a Bíblia

Bíblia – O Livro
    Não encontramos o vocábulo “Bíblia” no texto das Sagradas Escrituras. Esse nome provém do grego, tendo como origem o termo “papiro”. A forma de escrita mais disseminada na Antigüidade era com o uso do papiro. Por sua vez, os gregos chamavam o papiro de biblos, um rolo de papiro era um bíblion e vários destes era uma “bíblia” ou livro. A palavra “bíblia” significa, assim, “livros pequenos” ou “coleção de livros pequenos”. Grande parte dos escritos sagrados nas sinagogas era escrita em papiro (Lc 4.17).
    O papiro foi um dos principais materiais usados para escrever os manuscritos bíblicos. O centro da indústria do papiro era o Egito, onde teve início a sua utilização. Antes do surgimento dos equipamentos gráficos os livros eram escritos a mão, em forma de rolos, em materiais como o papiro ou pergaminho. O papiro era uma planta que crescia junto aos rios. A entrecasca, depois beneficiada, formava rolos de grande extensão, permitindo a escrita. A Bíblia menciona o papiro diversas vezes: Ex 2.3; Jó 8.11; Is 18.2. Em algumas passagens, a Bíblia menciona junco, no lugar do papiro. Na verdade, o papiro era extraído de uma espécie de junco gigante. A palavra papel também é derivada de papiro. O uso desse material data do ano 3 mil antes de Cristo.
    O pergaminho foi o outro material usado para escrever os manuscritos bíblicos. Esse nome está relacionado com Pérgamo, cidade que ficou famosa pela fabricação de pergaminhos, cuja matéria-prima era de peles de animais, sendo material bem mais durável e resistente que o papiro para a escrita (2 Tm 4.13). O pergaminho é um material de uso mais recente, aplicado a partir do Novo Testamento.
    Mais recentemente, no final da Idade Média, foi inventada a imprensa. O primeiro livro impresso foi a Bíblia, em 1452, em alemão. A partir de então, a difusão dos ensinos bíblicos tornou-se mais rápida e eficiente. Hoje a Bíblia é divulgada de diversas formas, inclusive por meio de gravação (áudio), vídeos, programas de computador, Internet e outros meios.
    Os estudiosos no assunto afirmam que a expressão Bíblia foi primeiramente adotada por João Crisóstomo, patriarca de Constantinopla, no V século de nossa era.
    Alguns outros nomes pelos quais a Bíblia é conhecida: Escrituras (Mt 21.42); Sagradas Escrituras (Rm 1.2); Livro do Senhor (Is 34.16); A Palavra de Deus (Mc 7.13; Hb 4.12); Os oráculos de Deus (Rm 3.2).
    A arqueologia moderna tem sido a maior fonte científica que comprova a infalibilidade do Livro Sagrado. A história da Bíblia, como chegou até nós, é encontrada em seus manuscritos. Manuscritos são livros da antiga literatura, escrito à mão.
A Estrutura da Bíblia
    A Bíblia divide-se em duas partes principais: o Antigo e o Novo Testamento, tendo ao todo 66 livros, 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo. Esses livros foram escritos no período de 16 séculos e tiveram cerca de 40 escritores. Foram pessoas de diversas épocas, diversas línguas, profissões diferentes, mas revelando uma mesma mensagem: aquela que o Supremo Autor desejou passar. Aqui está o grande milagre da Bíblia.
    Testamento vem do grego “diatheke” e significa aliança ou concerto. Hoje, testamento é um documento que contém a vontade de uma pessoa quanto a distribuição de seus bens após a morte. Essa duplicidade de sentido ensina que a morte do testador (Cristo) ratificou ou selou a Nova Aliança, o que nos garante toda a sua herança (Hb 9.15-17). O termo Antigo Testamento foi usado pela primeira vez por Tertuliano e Orígenes.