Páginas

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

As Quatro Estações do Amor - Parte 5



-INVERNO.
Alegro-me ao ver um casal de velhinhos caminhando juntos de mãos dadas. Às vezes as mãos tremem e os passos são vacilantes, mas seguem juntos e agora são mais unidos do que nunca. Um entende o outro, porque caminharam muitos anos juntos e estão tão unidos que parecem um só. Não foi para isso que se casaram, para serem um só? Embora sem forças físicas e com pouca saúde, eles têm a sensação agradável do dever cumprido. A prole cresceu, são filhos, netos e até bisnetos, que quando se reúnem são motivo de orgulho para o idoso casal, que sente que transmitiu algo de bom para outras gerações. Ensinaram o temor a Deus, o amor ao próximo, a hospitalidade, a boa educação e procuraram ser exemplo de boas obras. É maravilhoso também quando um casal idoso se dedica à oração. Como têm tempo suficiente intercedem pela família e familiares, pela igreja, pelos pastores, pelas missões e pelas almas perdidas. O inverno da vida é tempo de meditação e revelações, porque a Bíblia diz que os velhos sonharão sonhos. Nessa idade o casal não se preocupa mais com vaidades porque sabem que tudo isso é passageiro, não pensam em ajuntar tesouros, porque tudo o que pouparam será de seus herdeiros, e não há mais solicitude pela vida, porque aprenderam que como Deus cuida dos passarinhos e das flores do campo, também cuidará deles até o fim.
Por outro lado, essa é uma fase que pode vir acompanhada de frieza e isolamento. É muito triste ver casais que passaram uma vida inteira juntos e, agora, vivem vidas isoladas dentro de uma mesma casa. Há casais que chegam a dormir em quartos separados. Quando chega o inverno, o melhor a fazer é que os dois se ajuntem para um aquecer o outro.
“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?
E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”.
(Eclesiastes 4:9-12)
“Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente”. 
(Provérbios 5:18-19)