Páginas

sábado, 31 de agosto de 2013

Introdução do Livro "NEVE NO DESERTO"

       A partir de hoje, estarei postando a introdução e o primeiro capítulo do meu livro "NEVE NO DESERTO" lançado em 2011 pela Editora Multifoco. Segue a baixo a introdução, e o primeiro capítulo será posta no decorrer da semana.

       “O Senhor certamente consolará a Sião, e consolará a todos os seus lugares assolados; Ele fará o seu deserto como o Éden, e os seus ermos como o jardim do Senhor. Gozo e alegria se acharão nela, ações de graça, e som de cânticos”.
(Isaías 51:3)


INTRODUÇÃO

       Logo após um infarto, aos 36 anos de idade, tendo outras pessoas em idades próximas falecido pelo mesmo motivo, veio uma grande crise. Apesar de vários médicos avaliarem a situação diante de exames altamente positivos, o medo se instalou. O medo, irmão da dúvida, primo da incredulidade. Todos estes parentes vieram junto com o mais velho deles: o sofisma.
       O dicionário diz que sofisma é: 1. Argumento que, partindo de premissas verdadeiras, ou julgadas como tal, chega a uma conclusão absurda, mas difícil de ser refutada. – 2. Raciocínio vicioso, cuja base repousa num hábil jogo de palavras; é um argumento sedutor, aparentemente correto, mas na realidade falso, destinado a induzir o interlocutor a erro. – 3. Engano, logro. Entendemos também pelo mesmo dicionário que sofismar é: 1. Enganar ou lograr através de sofismas – 2. Encobrir com razões falsas. – 3. Distorcer um assunto, dar aparência de verdade ao que é falso (Grande Dicionário Larousse Cultural da Língua Portuguesa -1990). Conhece alguém que age assim? Claro, o inimigo de nossas almas. Ele age assim desde começo. Persuadiu um terço dos anjos a segui-lo, e depois no Éden, como já sabemos, foi a vez de Eva. Ele mostrou para ela o que ele queria que ela visse. A parte atraente da coisa e apenas isso. “Você será como Deus...”. Que tentador para a vaidade humana que já despontava. Logo depois, já seduzida, Eva fez o resto.
       E Satanás não parou por aí. Vemos vários casos na Bíblia, mas talvez o mais absurdo fosse quando tentou sofismar o próprio Senhor Jesus, quando este jejuava no deserto. O inimigo tentou o Filho de Deus utilizando a própria Palavra de Deus, e Jesus o derrotou utilizando também a Palavra (Mt.4:1-11; Lc. 4:1-13). Então, é assim que ele age para nos envenenar: ora usando um fato positivo, mas que bem trabalhado traga a coisa para o seu lado; ora usando fatos ruins que acontecem conosco. E para isso ele usa inclusive pessoas próximas. Imagine um jovem que luta para se libertar das drogas, mas está sempre recorrendo ao vício. Pois para este jovem tem sempre outra pessoa, de preferência bem próxima, que diz assim: “você não tem mais jeito, é melhor esquecer...”. Esta mensagem é um sofisma que leva a pessoa a crer que realmente não há possibilidade de mudança. Igualmente, uma pessoa pode chegar e lhe dizer que a sua realidade financeira não é a que vive, que precisa mudar de quadro, ganhar muito dinheiro e ser feliz, custe o que custar. E a vítima deste sofisma se enrola em negócios, por muitas vezes ilícitos, e dívidas impagáveis. Argumenta: afinal “se o Brasil deve, porque eu não posso? Deus sabe que eu sou bom...”. Este acabou sofismando a si mesmo.
       Voltando ao meu caso. Mesmo o Senhor falando fortemente comigo, e trazendo a revelação da sua Palavra, e também usando alguns irmãos, a escuridão da incerteza se instalou. Quanto tempo mais eu teria de vida? E minha família, como ficaria? Medo, dúvida, incredulidade. Prato feito para os sofismas do inimigo entrarem em minha mente para me destruir. Passei dias lutando contra isso, alternando momentos de alegria e esperança e, de repente, do nada, murchava. Já estava ficando chato. Voltei três vezes ao hospital passando mal, e depois de serem feitos exames, foi constatado que não era nada. Sentia-me envergonhado e inútil. Um guerreiro de Jesus, que já havia enfrentado grandes batalhas, muitas vezes em socorro a outros,
caía na minha própria guerra pessoal. Mas uma coisa falou forte em minha mente e no meu coração: a guerra não iria parar por minha causa. Eu é que tinha que me recuperar e voltar a ela.
       Mas há também a escuridão da dúvida. Ela chega sorrateira, de mansinho, e se instala. Como anoitecer no deserto, onde uma vez anoitecido, fica escuro mesmo. Passamos em nossas vidas por alguns tipos de deserto: financeiro, de saúde, etc. O importante é que, seja qual for o motivo que nos levou a ele, o fim é sempre o mesmo: aperfeiçoamento. Alguém um dia disse que o deserto é a escola do Espírito Santo.                 Devemos entender que quando entramos em um deserto, devemos nos aquietar, e atravessá-lo. Sabendo que Deus estará conosco o tempo todo.
      Aquietar. Esta palavra é chave neste processo todo e a inspiração e motivação em Deus em escrever sobre este assunto. E é sobre isso e outros aprendizados do deserto que resolvi escrever.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Liderança com Propósitos 4 - Unidade e Visão (Parte 2)

Ninguém pode tirar o seu dom, mas o que falta em você é o desígnio, a tarefa, a visão de outra pessoa. É por isso que a visão é interdependente e nunca pode ser cumprida no isolamento. Ela pode ser em fases, transferida por gerações, mesmo sendo pessoal, mas precisa de outras pessoas para ser cumprida, pois ela na é privada.
Há um segredo para uma visão ser bem sucedida. Não existe nada na terra mais poderoso do que a unidade. Satanás odeia a unidade. Quando o povo está unido nada pode pará-lo. Por isso a visão é tão importante. A unidade não é a uniformidade. Isso é muito importante. Você que está lendo este texto pode não ser da mesma denominação que eu, mas podemos estar unidos por uma visão. A visão é maior que as denominações, do que meus desejos pessoais. Se você quer um casamento forte, não peça a deus amor, mas sim visão. Isso vale para seu ministério também.
 Os dois maiores inimigos da visão são: Em primeiro lugar a vista e depois a divisão. Palavras que comoçam com o prefixo “DI” significam divididos em dois. A palavra visão vem do grego “OPTICA” e significa uma visão única. Então entendemos que a palavra “DIVISÃO” significa duas visões no mesmo lugar. Impossível ter unidade. Para se destruir uma Casa, uma empresa, uma cidade, uma nação, é muito fácil. Basta que haja divisão em seu meio. “Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá” (Mateus 12:25). Uma palavra que muitos não entendem, ou não gostam é “SUBMISSÃO”. Esta palavra significa “estar debaixo da missão de alguém”. O Diabo gosta de sugestionar as pessoas com pensamentos deste tipo: “Quem ele(a) pensa que é”,eu também posso fazer isso, e até melhor”, “Deus também fala comigo”. Miriã e Arão estavam na linha de frente junto com Moisés, mas também foram acometidos deste tipo de pensamentos. A Bíblia diz que a ira de Deus se acendeu contra ela. Ela era a irmã mais velha. Ela o alimentou, cuidou dele. Ela sabia de suas fraquezas. Mas a visão foi dada a Moisés e ela tinha que se submeter, estar com ele, ajudá-lo. Deus quis matá-la colocando nela uma lepra, porque ela iria causar uma divisão à visão de Deus. Ela iria causar uma divisão que destruiria aquele ministério, aquele povo. “Ora, falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuchita que este tomara; porquanto tinha tomado uma mulher cuchita. E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu. Ora, Moisés era homem mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. E logo o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: Saí vos três à tenda da revelação. E saíram eles três. Então o Senhor desceu em uma coluna de nuvem, e se pôs à porta da tenda; depois chamou a Arão e a Miriã, e os dois acudiram. Então disse: Ouvi agora as minhas palavras: se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, a ele me farei conhecer em visão, em sonhos falarei com ele. Mas não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa; boca a boca falo com ele, claramente e não em enigmas; pois ele contempla a forma do Senhor. Por que, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? Assim se acendeu a ira do Senhor contra eles; e ele se retirou; também a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã se tornara leprosa, branca como a neve; e olhou Arão para Miriã e eis que estava leprosa” (Números 12:1-10).
Muitas vezes o marido tem uma visão, mas a esposa tem uma carreira. Ela não abre mão e causa uma divisão. Eu não estou sendo machista, de maneira nenhuma. Acho mesmo que as mulheres precisam estudar, trabalhar, buscarem suas conquistas pessoais. Porém em um casamento deve haver unidade, e nós já vimos aqui que não há unidade com duas visões em um mesmo local. O que acontece em muitos casamentos é que os sonhos pessoais estão acima da visão de Deus para aquela família. Muitas vezes a visão não é dada ao marido, mas sim a esposa. Lembre-se que o anjo não veio primeiro a José, mas a Maria. O propósito de Maria era ser mãe do Filho de Deus. Deus sabia que José seria mais “cabeça dura”, mas trataria particularmente com ele depois. José deveria se submeter a visão de Deus dada a Maria. Assim como Sara teve que se submeter a visão de Deus dada a Abraão, mas ela riu primeiro e Deus tratou particularmente com ela depois. Isso é unidade. Duas visões em um casamento é igual a divórcio.
Jesus estava passando sua visão aos seus discípulos. Ele disse que iria padecer, morrer e dpois ressuscitaria. Pedro se levantou e disse que de maneira nenhuma Jesus passaria por isso. Jesus irou-se e repreendeu o diabo que estava em Pedro. O Diabo queria implantar duas visões àquele grupo através de Pedro.


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Liderança com Propósitos 3 - Unidade e Visão (Parte 1)


Qualquer negócio de sucesso (seja ele empresa, organização, família, igreja, nação) depende de duas coisas fundamentais: VISÃO e UNIDADE.
Nós já vimos que todos nós nascemos com um propósito. Propósito é a razão pela qual você nasceu. Visão é quando você vê tal coisa. Todo ser humano vê o seu propósito, mas eles não creem. É por isso que é importante entender a visão. O maior dom que Deus deu ao homem não é a vista, mas sim o dom da visão. Isso acontece porque a vista é uma função dos olhos, mas a visão é uma função do coração. A vista mostra o que é, mas a visão mostra o que poderia ser. A visão é a fonte da esperança. A visão é o fundamento da coragem. O inimigo da tua visão é a tua vista. A vista é limitada pela capacidade dos olhos. A visão é limitada pela sua imaginação. A vista te limita ao presente, mas a visão te mostra o futuro. A vista é limitada, mas a visão é poderoso. Nunca confie na sua vista, pois você não foi criado para viver pela sua vista, mas pela visão. A visão é fonte da esperança, é a semente da fé e o fundamento da coragem. Quando alguém tem uma visão, ninguém pode Pará-lo. Paulo falou sobre isso: “Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas” (2Cor. 4:18). Em hebreus 11:1 vemos a seguinte afirmação: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem”. A Bíblia nos ensina a viver não pelo que vemos, mas pela fé. A não vivermos pelo que nossa vista nos mostra, mas a vivermos pela visão. Os seus olhos podem te desmotivar, te deprimir, mas a visão te impulsiona, te faz prosseguir, avançar. Para de viver pelos seus olhos.
A visão é a capacidade de ver além do que os seus olhos podem ver. A visão é a capacidade de ver o invisível. Salomão disse que “Onde não há revelação, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei esse é bem-aventurado” (Prov. 29:18). Ou seja, sem visão o povo perece. O que ele quis dizer com isso? Podemos tirar cinco lições desta afirmação:
1- A visão é mais importante que o visionário. Salomão não disse que sem um líder o povo perece. Os líderes passam, mas a visão permanece.
2- A visão dá ao povo propósito e sentido. Não é o líder que reúne as pessoas, mas a visão que opera através dele. Conheço ministérios que começaram através da visão de um líder, mas depois que este faleceu as pessoas não se dispersaram. Elas continuaram com aquele trabalho, com aquela visão apesar de terem um novo líder. O que os reunia não era o líder, mas a visão.
3- Sem visão o povo não tem disciplina. O texto que lemos de Provérbios diz que sem a visão o povo perece. A palavra perecer tem o sentido original de perder a disciplina própria. Ou seja, sem a visão o povo perde a disciplina, o controle, a concentração. A visão cria a disciplina.
5- a visão é a fonte da unidade corporativa. A chave para a unidade não é a uniformidade. A chave da unidade é a visão. A visão é sempre pessoal, mas ela nunca é privada. Deus nunca deu uma visão a um grupo. Ele sempre deu uma visão a uma única pessoa. Mas a visão pessoal deve ser cumprida de uma forma corporativa. A visão não pode ser cumprida em isolamento. Ela precisa das pessoas para ser cumprida. A visão dada a Jesus pelo Pai era pessoal. Ele tinha uma missão, mas começou treinando uma equipe que trabalharia com Ele até depois de sua partida.
A visão que Deus nos deus depende da visão que Deus deu a outras pessoas. Ele criou a interdependência para nos ensinar a permanecer humildes. Não importa quão grande sejam as nossas ideias, nós precisamos de outras pessoas para cumpri-la. Moisés tinha uma missão pessoal que era libertar o povo da escravidão no Egito. Quando ele viu um egípcio oprimindo um israelita ele ficou irado. Quando vemos algo que está errado e queremos corrigir, isso nos deixa irados. Isso tem a ver com a visão pessoal. Você nasceu para corrigir aquilo que você reclama. Se voe ainda não sabe para que nasceu, identifique o que te deixa irado.
Toda vez que Jesus se deparava com o a opressão do pecado ele ficava irado. A Bíblia diz que Ele era movido por compaixão. Compaixão é a ira correta. Se você consegue viver tranquilamente fazendo coisas que te agradam, você ainda não encontrou seu propósito. O propósito te deixa desconfortável, te deixa irado. Moisés era um príncipe do Egito. Ele tinha tudo, mas quando viu a opressão sobre um israelita ele deixou tudo o que tinha para trás. Ele viu o seu propósito. O que te faz irado? O que mexe com você?
Moisés tentou libertar um por um e fugiu. O seu propósito vai fazer você ser perseguido. Quarenta anos se passaram e deus foi ao encontro de Moisés e ele era agora um pastor de ovelhas. Mas Deus via que isso era apenas uma ocupação passageira, um emprego. Esse não era o propósito, não era a visão na vida de Moisés. O seu emprego é que te pagam para fazer. O seu trabalho é que você nasceu para fazer. O seu emprego foi o que você foi treinado para fazer. O seu trabalho foi o que você foi designado para fazer. O seu emprego é o que você faz. O seu trabalho é o seu dom. Você pode se aposentar do seu emprego, mas você não pode se aposentar do seu trabalho. Se você deixar o que está fazendo e continuar feliz é porque não está no seu propósito ainda. Você não pode fugir do seu propósito. Moisés fugiu e quarenta anos depois Deus veio a ele e perguntou se gostaria de terminar o que começou. Moisés estava com medo. Ele era um fugitivo, um assassino. Mas Deus estava colocando ele de volta no caminho e era com ele. Moisés deu uma desculpa. “Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! eu não sou eloqüente, nem o fui dantes, nem ainda depois que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua” (Êxodo 4:10). Mas Deus o respondeu. “Ao que lhe replicou o Senhor: Quem faz a boca do homem? ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar” (Êxodo 4:11-12). Logo depois Moisés um grande erro. “Ele, porém, respondeu: Ah, Senhor! envia, peço-te, por mão daquele a quem tu hás de enviar” (Êxodo 4:13). Não devemos usar “Senhor” e “outra pessoa” na mesma frase. A palavra Senhor no original significa amo, dono. Se eu digo que Deus é meu dono, que Ele me criou e depois falo para ele enviar outra pessoa, na verdade eu estou dizendo que Deus errou. Aquilo que você nasceu para fazer, Deus o designou. Aquilo que te falta, Deus também designou.
Deus estava falando pacientemente com Moisés até que ele disse para enviar outra pessoa para cumprir o propósito que Deus estabelecera para Moisés. É como se Moisés dissesse que Deus não sabia o que estava fazendo, que Ele havia errado. Afinal de contas, Moisés não sabia nem falar direito. “Então se acendeu contra Moisés a ira do Senhor, e disse ele: Não é Arão, o levita, teu irmão? eu sei que ele pode falar bem. Eis que ele também te sai ao encontro, e vendo-te, se alegrará em seu coração” (Êxodo 4:14). Deus sabia da debilidade de Moisés no tocante a sua fala. Porém Deus também sabia que Arão era eloquente. Se Deus simplesmente curasse Moisés para cumprir o seu propósito, o propósito de Arão nunca seria cumprido. Deus deu uma visão a Moisés, mas o desígnio de Moisés precisava do desígnio de Arão para ser cumprido. “Tu, pois, lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca e com a dele, e vos ensinarei o que haveis de fazer. E ele falará por ti ao povo; assim ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus” (Êxodo 4:15-16). 

* Ver também: Liderança com Propósitos 1 - Introdução (19/01/13)
                        Liderança com Propósitos 2 - Mudança de Paradigmas (23/01/13)

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Estamos em Obras para Melhor Servi-los!

Quero avisar aos queridos irmãos e amigos que visitam o Blog que o mesmo está parado há algum tempo por que eu estou pensando em uma forma de remodelá-lo, tornando-o assim mais dinâmico e atraente. Por conta disto, até o nosso contador de visitantes zerou.
É claro que sta remodelação não segue apenas preceitos técnicos mas, principalmente, é uma busca do que Deus quer. Essa busca passa inicialmente pela vida do escritor para que seja transmitida verdadeiramente aquilo que o Senhor tem comunicado.
Agradeço a presença de todos os 4744 que visitaram, curtiram e compartilharam até hoje e, peço que tenham um pouquinho de paciência, pois em breve voltaremos.

Visualizações:
Brasil
4307
Estados Unidos
271
Alemanha
77
Rússia
30
Indonésia
14
Portugal
12
Argélia
11
Ucrânia
9
Reino Unido
7
Canadá
6

Um grande abraço e...
Paz de Jesus!

Marcelo Neves