Páginas

domingo, 27 de março de 2011

O Teste das Peneiras

Todos os dias, Fernando chegava ao trabalho com uma novidade a respeito do seu chefe.
- Silva, você nem imagina o que me contaram a respeito do chefe. Disseram que ele...
       Neste dia o Silva não permitiu que ele continuasse.
- Espere um pouco Fernando, o que você vai me contar passou pelo teste das TRÊS PENEIRAS?
- Peneiras? Que peneiras, Silva?
- A primeira, meu caro, é a da VERDADE. Você tem certeza de que o fato que quer me contar é absolutamente verdadeiro?
- Não. Não tenho como saber! O que sei foi o que me contaram. Mas acho que...
- Então sua história vazou a primeira peneira. Vamos à segunda: a da BONDADE. O que você vai me contar, gostaria que os outros dissessem a seu respeito?
- Claro que não! Deus me livre! – afirmou Fernando assustado.
- Então – continuou o Silva – a sua história vazou a segunda peneira. Vamos à terceira: a da NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário me contar esse fato, ou mesmo passá-lo adiante?
- Não, Silva. Passando pelo crivo dessas peneiras, percebi que não sobrou nada para contar.
- Pois é Fernando, já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem o TESTE DAS PENEIRAS?
       Pense nisso sempre que aparecerem histórias por aí. Use as três peneiras (VERDADE, BONDADE e NECESSIDADE), antes de obedecer ao impulso de passá-las adiante.
      
 “Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo?”
Tiago 4:11-12

Nenhum comentário:

Postar um comentário