Páginas

sábado, 19 de janeiro de 2013

LIDERANÇA COM PROPÓSITOS 1 - INTRODUÇÃO



Desde quando éramos crianças, aprendemos sobre liderança. Essas lições se dão em nosso ambiente comum. Nossa família, escola, amigos da rua. Todos esses são exemplos de ambientes comuns onde podemos aprender várias lições. As lições sobre liderança estão incutidas nesses ambientes. Conforme crescemos, temos um acréscimo de ambientes que também estão repletos de lições, inclusive sobre liderança. Faculdade, trabalho, clube, etc. O fato que crescemos aprendendo essas lições que, por muitas vezes adotamos e, por outras vezes queremos abolir de nossas vidas.
Em nossa família podemos ter tido um modelo de liderança extremamente patriarcal, engessado e rígido. Este modelo pode trazer revolta ou, simplesmente ser absorvido como o modelo correto. Nas escolas e nas faculdades vemos os alunos mais descolados sendo os populares e, logicamente os mais seguidos. No trabalho vemos vários exemplos de chefes que nem sempre são líderes por excelência, mas que simplesmente despejam sua arrogância sobre os seus subordinados e querem que o serviço saia conforme desejam e nos prazos fixados.
O grande problema é quando temos modelos de liderança eclesiástica que nos afastam de um modelo genuinamente bíblico. São patriarcais, ou populares, ou arrogantes, etc. Mas como então, identificaremos e desenvolveremos um modelo de liderança genuinamente bíblico? Vamos então, tentar responder essa e outras perguntas no decorrer dos textos que se seguirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário